*Por Teka Laury
A autora, Teka Laury, diz que essa receita de risoto vegano de shimeji fica muito saborosa e cremosa. A manteiga de origem animal é substituída por azeite, o queijo de origem animal por creme de castanhas e o caldo usado é à base de vegetais. Saiba mais abaixo:
“Fazer risoto pode parecer difícil, mas não é tanto assim. Basicamente, você precisa fazer um caldo saboroso em que o arroz será cozido. E para que fique cremoso, você usa uma pouco de vinho e vai adicionando o caldo quente concha por concha e mexendo até que cada concha de caldo seque e só então coloca mais, até o arroz ficar ao dente. E tudo que você for acrescentar, no caso desta receita, o shimeji, você adiciona no final.
Espero que eu tenha conseguido ensinar de forma simples todos os passos pra fazer esse prato dos deuses. A parte escrita ficou meio longa, mas é pra não deixar passar nenhum detalhe. Ah, e não deixe de assistir o da receita. Vai te ajudar a entender melhor”.
Ingredientes para o caldo de legumes
1 cebola grande cortada em 4
5 cm de talo de alho-poró
2 cravos
5 pimentas-do-reino
1 galinho de manjericão
2 litros de água
Ingredientes para o creme de castanhas (opcional)
1/4 de xícara de castanha de caju crua
1/4 de xícara de água
Ingredientes para o shimeji
200g de shimeji sem a parte dura do talinho
1/2 cebola picada
5 cm de talo de alho-poró picado
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinho branco seco vegano
Sal a gosto
Ingredientes para o risoto (finalização)
1 xícara de arroz arbório (ou outro próprio pra risoto)
1/2 cebola picada
5 cm de talo de alho-poró picado
1 colher de sopa de azeite
1/4 de xícara de vinho branco seco vegano
Sal a gosto
Modo de preparo do caldo de legumes
Em uma panela, coloque todos os ingredients;
Leve pro fogo e cozinhe em fogo alto até começar a ferver;
Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhando por 30 minutos;
Coe e reserve.
Modo de preparo do creme de castanhas
Coloque a de castanha de molho em água quente e deixe por uns 20 minutos ou até ela ficar molinha;
Escorra a água do molho e bata com 1/4 de xícara de água até ficar um creme liso, e reserve pra finalizar o prato.
Modo de preparo do shimeji
Refogue a cebola no azeite. E quando ela estiver molinha, adicione o alho-poró e refogue mais um pouquinho;
Adicione o shimeji e mexa;
Logo em seguida, coloque o vinho e sal a gosto;
Misture e deixe cozinhar por 1 minutinho, até o shimeji ficar macio. Mas não deixe muito tempo senão ele pode ficar borrachudo. Reserve pra finalização.
Modo de preparo do risoto
Com o caldo coado e iainda quente, o creme de castanhas pronto e o shimeji refogado, separe o arroz e o vinho e vamos começar o risoto. Não comece antes de tudo estar pronto, porque a partir desse momento você vai ter que se dedicar exclusivamente à panela do risoto.
Refogue a cebola no azeite. E quando ela estiver molinha, adicione o alho-poró e refogue mais um pouquinho.
Acrescente o arroz arbório e mexa por alguns segundos, até os grãos se misturarem com o azeite. Imediatamente adicione o vinho branco e fique mexendo até ele secar. E em seguida adicione a primeira concha de caldo de legumes e 1 colher de chá de sal. Mexa sem parar até secar. Adicione mais uma concha do caldo e mexa novamente até secar. Siga adicionando o caldo, concha por concha, e mexendo sem parar. Não precisa mexer com força, mas precisa mexer sempre, pois isso aumenta a cremosidade do risoto, até o arroz estar cozido, mas levemente ao dente.
Quando o arroz estiver no ponto, adicione o creme de castanhas, o shimeji refogado e acerte o sal. Misture e sirva logo em seguida. Decore com ervas frescas e tá pronto!!
– Rendimento: 2 porções
– Dificuldade: média
– Tempo: 1h20
Dicas
Eu levo 1h 20min pra fazer toda a receita. E pra agilizar o processo, coloco o caldo pra ferver e enquanto isso faço o creme de castanhas, pico os temperos e refogo o shimeji. Daí quando o caldo fica pronto, é só coar e começar o risoto.
O arroz pra essa receita tem que ser próprio para risoto, senão não vai ficar cremoso. E o vinho tem que ser branco seco, se a uva for sauvignon blanc melhor ainda. E escolha um vinho vegano.
E pro caldo de legumes, você pode usar outras ervas, como cebolinha, orégano e tomilho. Essa receita de caldo é a minha releitura da receita tradicional, que leva ao invés do alho-poró e do manjericão, salsão e louro. Sempre uso o que tenho em casa.
O creme de castanhas é opcional, mas que vai substituir o queijo e deixar o risoto ainda mais cremoso.
Use um bom azeite, com sabor suave. Se não tiver, prefira usar óleo vegetal, que é melhor que ficar com gosto de azeite ruim na boca.
É provável que sobre caldo depois de acabar o risoto. Daí é só deixar na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Dá pra usar pra cozinhar o arroz do dia-a-dia, o leguminho…
Pra limpar o shimeji você pode passar um paninho úmido ou passar rapidamente embaixo da torneira e deixar escorrendo em uma peneira, isso pra que ele não absorva muita água.
É isso, gente! Espero que vocês tenham gostado da receita e façam em casa. Se você fizer, me manda uma foto de como ficou! Se tiver alguma dúvida, pode me escrever nas redes sociais ou mandar um e-mail para .
Um grande beijo!
Teka
Fonte: Vita Nutrire
Imagem: Vita Nutrire
Discussão2 Comentários
Acabei de comer essa receita. Só mudei para palmito e Champignon…hummmm… A dica do creme com castanha de caju é de fato, indispensável. Adorei! Obrigada! Foi meu primeiro risoto vegano e nem senti a diferença para um risoto que tenha manteiga e queijo parmesão. Estou migrando para vegana e até agora tenho me impressionado com a variedade de receitas que são na maioria das vezes melhores que as vegetarianas ou que contenham carne. É perfeito!
Olá, Francine! Tudo bem?
Que bom que você adorou, ficamos felizes! As dicas dos chefs que compartilhamos no portal realmente são maravilhosas!
Sucesso na sua transição e acompanhe nosso conteúdo, que pode ajudá-la.
Um beijo,
Equipe Mimi Veg