The Human Experiment (“Experimento Humano”, em português) é um documentário dirigido por Don Hardy Jr. e Dana Nachman, lançado em 2015. Narrada por Sean Peann, a obra mostra como a sociedade está refém da indústria química, sendo contaminada com produtos nocivos. Muitos nem sabem o risco que estão correndo.
O longa-metragem exibe relatos de pessoas que adoeceram ou tiveram familiares com alguma doença súbita, sem relação hereditária. Com base nesses casos, o documentário faz uma análise do aumento de câncer na população, de mulheres que estão enfrentando problemas para engravidar e outras doenças graves nas últimas décadas, e da relação desses episódios com o uso de mercadorias que todos têm contato em sua rotina diária, como roupas, alimentos, produtos de limpeza, entre outros.
Em um dos momentos, a obra revela como até mesmo bebês, que tiveram pouco contato com o mundo exterior, já nasceram com muitas substâncias químicas em seus corpos, o que pode causar doenças anos mais tarde.
A luta de ativistas exibida em The Human Experiment
Além de mostrar estas situações alarmantes, o documentário também exibe a luta de ativistas, pesquisadores, representantes de organizações não governamentais, senadores e jornalistas, que buscam refrear este cenário. Eles correm atrás de leis que possam alterar e diminuir o impacto da indústria química no mundo.
Apesar das tentativas para melhorar o quadro, muitos políticos não votam em projetos de lei favoráveis à retirada de substâncias como cádmio, arsênico, chumbo, entre outros, de produtos que as pessoas usam em seu dia a dia. Eles preferem atender as empresas que patrocinam suas campanhas políticas.
Entretanto, o longa deixa esperança para quem assiste, quando apresenta algumas empresas que estão passando a usar elementos menos perigosos à saúde.
Assista ao vídeo completo a seguir:
Ficha Técnica:
The Human Experiment
Ano: 2015
Direção: Don Hardy Jr. e Dana Nachman
Duração: 1h31min
*Fonte:
*Imagem: Youtube