Um tecido vegano, substituto do couro, foi desenvolvido a partir do coco. Seus criadores prometem que ele será sustentável e uma alternativa ecologicamente correta para reduzir a crueldade animal.
*Por Emily Court
O produto à base de coco que substitui o couro é o resultado da colaboração entre o designer de produtos Susmith C. Suseelan e a designer e pesquisadora de materiais Zuzana Gombosova.
Os dois se associaram para formar uma startup chamada , que produz um material derivado da celulose.
Gombosova e Suseelan estão obtendo o coco necessário para fazer a celulose a partir do processamento da fruta em Kerala.
Este é um esforço por parte da startup para reduzir o desperdício da indústria alimentar.
“Nós compramos as fibras naturais dos produtores que descartam as folhas depois que a fruta é colhida”, diz Suseelan.
Tecido como substituto do couro
O resultado é um produto que, além de ser flexível e durável, não exige que os animais morram em sua produção.
“Ninguém pensa nos danos causados ao meio ambiente e no número de animais que são abatidos no processo. Já está na hora de um substituto do couro ser introduzido no mercado, ” afirmou Suseelan.
*Emily Court é vegana, do leste do Canadá, escritora digital e experiente defensora de animais impulsionada por questões como a libertação animal e a justiça social. Ela estudou na Universidade de Dalhousie, onde sua tese destacou as relações interculturais e de gênero. Além disso, Emily é oradora pública, escritora e viajante do mundo. Tem como objetivo dar voz àqueles que não tem voz.
*Fonte e Imagem: Plant Based News