O foie gras é uma crueldade com gansos e patos, que são alimentados à força, várias vezes ao dia, violentamente. Os fígados dos animais aumentam até 10 vezes mais do que o tamanho natural, causando fortes dores, morte e desconforto.
*Por Maria Chiorando
O secretário do Meio Ambiente do Reino Unido, Michael Grove, cogita proibir a importação de foie gras no país. A ideia do político, do Partido Conservador, é competir com os planos apresentados pelo Partido Trabalhista em relação ao bem-estar animal.
Recentemente, o Partido Trabalhista revelou suas propostas para o bem-estar animal e, entre as 50 medidas preliminares, havia a proibição da importação do produto.
A produção de foie gras já está proibida no Reino Unido, devido a toda crueldade envolvida no processo de fabricação. No entanto, de acordo com a legislação da União Europeia, ainda é impossível proibir as importações da Europa.
Saída do Reino Unido da UE pode levar à proibição da importação de foie gras
A ideia de Grove deve ganhar destaque com a saída do Reino Unido da UE, prevista para março do ano que vem. Sem pertencer ao bloco, o país pode proibir a importação do produto, que atualmente ainda é vendido em diversas lojas locais.
Produção de foie gras é extremamente cruel
O foie gras é produzido de forma brutal a partir do fígado de gansos e patos alimentados à força. A ração é ministrada várias vezes ao dia, violentamente, e de forma cruel através de tubos colocados nas gargantas deles. Os fígados dos animais aumentam até 10 vezes mais do que o tamanho natural, causando fortes dores e desconforto.
A é uma organização internacional de proteção animal que há anos faz campanha contra a produção e venda de foie gras. Investigações do grupo em fazendas na França e na Espanha revelaram o sofrimento extremo das aves.
Muitos sofrem lesões que não são tratadas. Algumas aves chegam a morrer nas gaiolas, pois as condições são extremamente precárias.
Ajude na campanha para acabar com esta crueldade. Assine aqui a petição online que pede o fim da importação de foie gras para o Reino Unido.
*Maria Chiorando é editora de revista e repórter de jornal. Ela se especializou em escrever conteúdo sobre vegetarianismo por vários anos, bem como relatórios para agricultura, política e notícias regionais. Você pode segui-la no Twitter @MariaChiorando e Instagram @mariachiorando.
*Fonte: Plant Based News
*Imagem: Animal Equality