Mimi Veg – Tudo sobre o universo vegano

Rebanho bovino ultrapassa número de pessoas no Brasil

0

Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem mais cabeças de bovinos (215 milhões) do que gente (208 milhões). E a questão não para por aí: um dos maiores problemas dessa grande população é que apenas uma vaca emite 1000 vezes mais metano que uma pessoa, o principal elemento do efeito estufa (GEE).

O gás metano, ou Ch4, é produzido pela decomposição da matéria orgânica e também pela produção da pecuária. Atualmente, o gado é responsável por 16% das emissões mundiais de gases do efeito estufa.

Quando falamos de efeito estufa, a primeira preocupação que nos vem à mente é o gás carbônico, CO2. Entretanto, o impacto do gás metano na mudança climática chega a ser 20 vezes maior do que o CO2.

E não é só o aumento do efeito estufa que preocupa com o crescimento da população bovina. O gado consome uma grande quantidade de água (são necessários mais de 9 mil litros de água para a produção de meio quilo de carne) e necessita de muito espaço para a sua criação (praticamente um campo de futebol para cada boi), o que justifica parte da destruição das florestas brasileiras e o gasto de água potável.

No Brasil, notou-se que nos últimos anos houve uma estagnação da pecuária no Sul e Sudeste e queda no Nordeste. Por outro lado, a população de gado teve um significativo aumento na região Norte e continua em grande atividade no Centro-Oeste, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, do IBGE.

A atração da pecuária para o norte se justifica pelos baixos preços de terra, disponibilidade hídrica, clima favorável e incentivo governamental. Ou seja, a Floresta Amazônica, maior riqueza natural brasileira e uma das principais florestas, está sendo devastada e substituída por um grande pasto para a criação de gado.

Por isso, é extremamente preocupante o número absurdo de cabeças de gado no Brasil, que chegou a ultrapassar até mesmo a quantidade da população. A produção de apenas um boi gera gás metano e desmatamento para seu espaço. Multiplique este prejuízo por 200 milhões e reflita sobre o tamanho do problema ambiental que causa ao país (isso sem contar em outros lugares).

Informações como estas são necessárias para conscientizar a população sobre a produção desenfreada e cruel de animais e os perigos do consumo de carne não apenas para a própria saúde, como para o ambiente em que vivemos.

Com informações:  / EBC Agência Brasil / O Eco

Imagem: divulgação



Deixe seu comentário