No dia 1º de novembro comemora-se o Dia Mundial Vegano, para conscientizar o mundo sobre a importância do veganismo. Louise Wallis, ativista dos direitos animais, criou a data em 1994, no mesmo dia do aniversário da The Vegan Society (clique aqui para conhecer), órgão que era presidente na época.
O termo “Vegan”, utilizado mundialmente para se referir ao veganismo, foi estabelecido por Donald Watson e Elsie Shrigley, co-fundadora da The Vegan Society. A palavra é derivada de “Vegetarian”, onde se utiliza as suas três primeiras letras e as duas últimas (VEGetariAN).
De acordo com a The Vegan Society, “veganismo é um modo de vida que procura excluir, tanto quanto é possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais para comida, roupa ou qualquer outra finalidade. Dos ‘junk food’ aos crudívoros veganos, e todos os demais que estão entre eles, há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, evitando todos os alimentos de origem animal, como carne (incluindo peixes, crustáceos e insetos), laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais”.
Dia Mundial Vegano: número de vegetarianos e veganos cresce no Brasil
A cada ano que passa, mais pessoas aderem ao veganismo. Segundo uma pesquisa do IBOPE, divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, 14% da população brasileira se considera vegetariana (leia aqui). Isso equivale a aproximadamente 30 milhões de indivíduos.
O levantamento mostrou que, nas regiões metropolitanas, esse número é de 16%. Em 2012, eram somente 8% de cidadãos que se declaravam vegetarianos nessas zonas.
A preocupação com o meio ambiente, os animais e a própria saúde, está levando milhares de pessoas a adotar uma dieta sem ingredientes de origem animal.
Dia Mundial Vegano: entenda mais sobre o veganismo
O Dia Mundial Vegano tem como proposta levar consciência às pessoas. O vegano exclui todo tipo de carne, laticínios, ovos ou qualquer produto proveniente de animais da sua alimentação. Ele estende essa exclusão para os demais aspectos de sua vida por ética, compaixão e reconhecimento dos direitos dos animais.
Desta forma, na medida do possível e praticável, não consome produtos de origem animal ou que foram testados em animais. Ele também se preocupa com o meio ambiente e com a saúde, se tornando mais consciente ao fazer escolhas. Saiba mais sobre o veganismo aqui).
Devido ao crescente número de pessoas adeptas do veganismo no mundo todo, está cada vez mais fácil seguir com esta filosofia de vida. Felizmente, hoje em dia já existem diversas alternativas acessíveis que não usam nenhum tipo de produto de origem animal e sem testes em animais.
Dia Mundial Vegano: dicas para quem quer aderir ao veganismo
Se você deseja colocar em prática pelo menos algumas das ações veganas para começar uma grande transformação na sua vida, podemos ajudar com algumas dicas disponibilizadas no nosso portal:
– Aprenda receitas novas sem ingredientes de origem animal e cozinhe para a família e amigos (confira sugestões aqui);
– Amplie sua compaixão e reflita sobre a vida dos animais de criação para consumo. Faça uma reflexão de todo o sofrimento a que são submetidos desde que nascem, até o momento do abate;
– Converse com seus amigos sobre o vegetarianismo e saiba o que cada pessoa pensa sobre o assunto. Troque informações, faça um debate, discuta o tema de forma aberta, sempre respeitando a opinião uns dos outros;
– Participe de eventos que promovem o veganismo, para conhecer mais sobre o assunto. Nosso portal tem a seção “Eventos”, dedicada a divulgar esse tipo de programação, e você pode conhecer aqui;
– Assista a alguns vídeos, filmes e documentários sobre o tema (indicamos alguns deles aqui);
– Descubra opções de produtos veganos que existem no mercado clicando aqui);
– Vá a algum restaurante, café, doceria ou lanchonete que ofereça alimentação vegetariana e descubra novos sabores (sugestões de lugares aqui);
– Conheça aqui algumas ONGs, protetores, Santuários e outras entidades que ajudam animais. Você pode visitá-las e colaborar em seus trabalhos;
– Leia sobre os impactos da alimentação onívora no meio ambiente e suas implicações na saúde das pessoas (no portal Mimi Veg oferecemos artigos e notícias sobre meio ambiente e alimentação).
Dia Mundial Vegano: ame os animais e mude o mundo
O principal sentimento que move os veganos é a luta pelos direitos dos animais, que necessitam ser respeitados e reconhecidos. Eles também são seres sencientes e, como os humanos, são capazes de sentir felicidade, tristeza, dor, prazer, sofrimento.
Assim como nos cabe respeitar, amar e sentir compaixão uns pelos outros, também precisamos estender os mesmos sentimentos aos animais não-humanos. Essa relação é fundamental para transformamos o mundo em um lugar melhor para todos.
“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.” (Philip Ochoa)
*Imagem: divulgação