Este bolo vegano de chocolate com mousse de limão é saboroso, com um lindo visual e ideal para saborear numa tarde entre familiares ou amigos! A sobremesa foi criada pela Gabrielle Mahamud – blog Flor de Sal, e tem um detalhe bem especial: não vai glúten! Além de deliciosa, é saudável e livre de ingredientes de origem animal. Levante as mangas e vá direto ao trabalho!
*Por Gabrielle Mahamud do Flor de Sal
Confira os ingredientes e o modo de preparo do bolo vegano de chocolate com mousse de limão
Ingredientes da massa:
– 1 e 1/2 xícaras (360 ml) de leite de amêndoas ou outro (pode ser água)
– 2 colheres de chá de vinagre de maçã
– 1 e 1/2 xícaras de purê de maçã (2 maçãs batidas com 1/2 xícara de água)
– 2/3 de xícara de azeite (evite o extravirgem)
– 1 e 1/3 xícaras de açúcar mascavo
– 1 xícara de cacau em pó – pouco mais para untar
– 1 xícara de fécula de batata ou polvilho doce
– 1/2 xícara de farinha de arroz
– 1/2 xícara de farinha de grão-de-bico (pode ser qualquer outra)
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– Pitada de sal
Ingredientes do recheio:
– 1 e 1/2 xícaras de tofu drenado (você vai precisar de aproximadamente 500 g de tofu)
– Sumo e raspas da casca de 3 limões pequenos a médios
– 3/4 xícara de açúcar demerara (pode ser mascavo)
Instruções para fazer o bolo vegano de chocolate com mousse de limão
Preparo da massa:
– Preaqueça o forno a 180ºC e unte uma forma – de aro removível (24 cm) ou duas normais (20 cm) – com óleo e cacau. Reserve.
– Em uma tigela, misture o leite de amêndoas (ou outro) e o vinagre de maçã. Deixe separado.
– Enquanto isso, faça o purê de maçã: corte-as em pedaços menores e bata no liquidificador junto com a água, até obter um creme homogêneo. Use as maçãs com cascas mesmo, só retire as sementes. Você vai precisar de 1 xícara e 1/2 dessa mistura.
– Despeje o purê de maçã na tigela com o leite e o vinagre. Adicione o azeite e o açúcar e misture bem. Nesse processo, utilize um fouet (batedor de arame), para obter um melhor resultado. Mexa bem!
– Aos poucos, vá acrescentando o cacau, a fécula e as farinhas, mexendo delicadamente. Certifique-se de que não restaram bolinhas de farinha nem de açúcar, e que sua massa está bem homogênea.
– Por fim, ponha a baunilha, o sal e o fermento, para incorporar à massa. Despeje na forma untada e asse à 180ºC, por aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito para ter certeza de que está pronto). Espere esfriar para desenformar.
– Se você não tiver duas formas iguais ou se uma for pequena (e não couber toda a massa de uma vez só), divida a quantia total de massa em duas. Então, misture metade do fermento em uma das partes e asse. Reserve a outra para assar depois e só adicione o fermento nesta parte quando for levá-la ao forno.
Preparo do recheio:
– Com um pano limpo, aperte o tofu para que ele solte a maior parte do seu líquido e fique bem seco.
– Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um creme liso e homogêneo. Pode ser que você precise ajudar no processo com uma espátula. Se quiser, coloque um pouco mais de limão e água pra ajudar.
Montagem do bolo vegano de chocolate com mousse de limão:
– Com o bolo já frio, divida a massa ao meio, cortando delicadamente com uma boa faca ou com uma linha. Adicione parte do recheio e distribua pela superfície.
– Ponha a outra metade do bolo sobre o recheio e cubra-o com o restante do mousse. Para fazer um efeito meio rústico, use uma espátula e espalhe bem, quase tocando a massa do bolo.
Dicas para o bolo vegano de chocolate com mousse de limão:
– O purê de maçã foi usado para deixar a massa do bolo mais úmida, suculenta, e evitar o ressecamento natural que acontece nas massas sem glúten.
– Mantenha o bolo na geladeira para durar mais. O tofu estraga muito rápido se ficar pra fora!
– Caso o bolo não seja consumido de uma vez só, guarde bem fechado por 3 a 5 dias. Você também tem a opção de congelar o que sobrou, mas, cuidado, porque o tofu muda um pouco de textura.
– Se na sua cidade for difícil de encontrar tofu, você pode usar castanha de caju hidratada, pra fazer o creme do recheio, ou mesmo fazer seu próprio tofu em casa.
Bom apetite!
*Fonte e imagem: Blog Flor de Sal