Faz parte dos meus princípios de trabalho o uso de alimentos integrais, orgânicos e frescos. Na cozinha e na vida, eu preso pela simplicidade, e comer comida de verdade é (ou deveria ser) o que há de mais simples e natural em termos de alimentação. Mas é verdade que nos dias de hoje, até mesmo ser simples e natural se tornou um pouquinho complicado.
*Por Carol Morais – Nutricionista
Como diz a minha amiga PatFeldman, o estímulo para comer comida integral é muito bem-vindo e intencionado, mas, hoje em dia, a comida integral não é consumida como era antigamente, quando a indústria alimentícia não era o que é hoje e as pessoas sabiam o que fazer com os seus grãos, sementes e cereais. Já explicamos em outro artigo porque é fundamental deixar os grãos de molho antes de consumi-los, mas com alguns pequenos cuidados, é possível usufruir de toda a riqueza nutricional dos alimentos integrais.
Veja a seguir por que deixar os grãos de molho antes de consumi-los:
Consumir alimentos integrais faz parte de uma alimentação saudável e traz uma série de benefícios nutricionais. Um alimento integral é aquele que não foi refinado e mantém a sua estrutura e a integridade dos nutrientes, qualitativa e quantitativamente. Quando os alimentos, grãos e cereais, por exemplo, não passam pelo processo de refinamento, preservam vitaminas, minerais e fibras, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Se você consome integrais, logo consome menos processados e já diminui uma série de efeitos negativos que estes alimentos podem trazer para a saúde.
A alimentação ideal para mim, é saborosa, saudável e não faz mal nem a quem come e nem ao meio ambiente. É comida de verdade, feita com ingredientes de verdade, saidinhos da terra, sem fertilizantes, sem agrotóxicos… Química só aquela que já vem da natureza e que o nosso próprio corpo produz.
Sim, é possível reduzir o consumo de alimentos processados, substituíndo por opções mais saudáveis. É possível, é gostoso, é desafiador! Vamos nessa?!
Benefícios de consumir alimentos integrais
Eu podia escrever até o infinito razões para não consumir alimentos processados… Mas vou resumir assim: muita coisa mudou no mundo com a industrialização e a mão que afaga é a mesma que apedreja. Coincidência ou não, nas últimas décadas, sabemos que uma série de doenças surgiram e outras evoluíram, e muitas delas estão diretamente relacionadas com o que comemos.
Por outro lado, os benefícios de consumir alimentos integrais são muitos, começando pelo sabor. Infelizmente, estamos tão habituados aos processados e ao sabor sintético e artificial da comida que não é de verdade, que já mal conseguimos realmente desfrutar o sabores da comida de verdade.
O primeiro desafio da reeducação alimentar, é gostar do que comemos. Por isso, o passo inicial para consumir alimentos integrais e incorporá-los aos hábitos alimentares diários é abrir a mente e ter vontade.
Consumo de alimentos integrais:
– Torna a dieta mais rica em fibras, minerais e vitaminas;
– Melhora o funcionamento intestinal;
– Reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue;
– Proporciona mais sensação de saciedade;
– Permite menor absorção de glicose e gordura no processo digestivo;
– Aumenta a quantidade de lactobacilos no organismo;
– Reduz o risco de diabetes;
– Maior variedade de nutrientes na dieta;
– Maior riqueza de sabores na alimentação.
Substitua os refinados por integrais:
– Arroz branco por arroz integral;
– Açúcar branco por açúcar mascavo;
– Sal refinado por sal marinho;
– Farinha de trigo branca por farinha de arroz, fécula de batata, de mandioca ou de polvilho;
– Arroz com feijão é bom, mas podemos diversificar! Mais lentilhas, mais grão de bico, mais ervilhas (frescas), mais milho (da espiga!);
– Use mais sementes na alimentação, como chia, sésamo, linhaça, gergelim.
Diversifique nos vegetais, há tanto mais além de tomate, alface, cenoura, cebola, batata e alho! E frutas então? Há muita coisa nesse Brasilzão, por que nos contentarmos com a banana, mação, pêra, uva?… Vamos explorar os sabores regionais e os sabores do mundo!
*Fonte: por Carol Morais / Fale com a nutricionista